Chamada para publicações
A Revista de História da UEG (ISSN: 2316-4379) convida a comunidade acadêmica para publicar seus estudos no dossiê “(Ab)Usos do Cinema em História”.
O objetivo do dossiê é divulgar o resultado de pesquisas, reflexões, ensaios, notas de pesquisa e resenhas que problematizem os usos e abusos do cinema nas diversas dimensões do ofício histórico: no trato documental, na criação textual, na comunicação e no ensino/aprendizagem dos conhecimentos e saberes históricos.
As relações entre a linguagem cinematográfica (em suas dimensões técnicas, artísticas, políticas, econômicas etc) e o conhecimento histórico nem sempre é objeto de reflexão sistematizada.
Possivelmente, as aulas de história constituem a situação em que melhor visualizamos o silenciamento sobre as demais dimensões linguísticas do cinema. A simples ênfase na narrativa/enredo/informação enunciada, em detrimento das demais dimensões, seria o principal “abuso” do cinema: o mais ordinário e, por isso, possivelmente, o mais forte.
A dimensão textual (com suas especificidades linguísticas, comunicacionais, discursivas, ideológicas...) é quase sempre obliterada pelo abuso ilutrativo do cinema. Para enfrentar, desconstruir e propor, convidamos você a publicar suas reflexões no dossiê “(Ab)usos do cinema em história”, a ser publicado na próxima edição da Revista de História da UEG.
Em caso de aceite, seguem as normas para o depósito do texto (até 16 de junho de 2013).
Atenciosamente,
Professor Euzebio Fernandes de Carvalho (Universidade Estadual de Goiás)
Conselho Editorial e Editor do dossiê.
Diretrizes para Autores
A revista abre espaço para publicação de trabalhos inéditos nas diversas áreas da história e áreas afins (geografia, antropologia, ciências sociais, etc) em diferentes enfoques teóricos e metodológicos. Os textos encaminhados para avaliação e publicação devem ser redigidos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, com no máximo 03 autores. Os textos devem estar salvos em formato Microsoft Word. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho (em duas línguas), nome(s) do(s) autor (es), último grau acadêmico, instituição que trabalha (am) e contato (os) de e-mail. A extensão do texto poderá ter de 10 a 25 páginas, para artigos e até 10 páginas para notas e resenhas, em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas. O texto deve ser acompanhado de resumos (em duas línguas) com o máximo de 200 palavras seguido das palavras-chave e key words, palabras clave ou most-clés. Sugere-se o número de 3 a 4 palavras chaves, atentando-se para o conteúdo do texto. Abaixo dos Títulos deverão ser inseridas as informações sobre a afiliação de todos os autores (Por extenso e de forma completa): nome, instituição, estado, cidade e país de origem As referências deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a NBR 6023 da ABNT (agosto de 2002).Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. URLs para as referências foram informadas quando possível. O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário