segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dossiê: (Ab)usos do Cinema em História: chamada para publicação

Chamada para publicações



A Revista de História da UEG (ISSN: 2316-4379) convida a comunidade acadêmica para publicar seus estudos no dossiê “(Ab)Usos do Cinema em História”.

O objetivo do dossiê é divulgar o resultado de pesquisas, reflexões, ensaios, notas de pesquisa e resenhas que problematizem os usos e abusos do cinema nas diversas dimensões do ofício histórico: no trato documental, na criação textual, na comunicação e no ensino/aprendizagem dos conhecimentos e saberes históricos.

As relações entre a linguagem cinematográfica (em suas dimensões técnicas, artísticas, políticas, econômicas etc) e o conhecimento histórico nem sempre é objeto de reflexão sistematizada.

Possivelmente, as aulas de história constituem a situação em que melhor visualizamos o silenciamento sobre as demais dimensões linguísticas do cinema. A simples ênfase na narrativa/enredo/informação enunciada, em detrimento das demais dimensões, seria o principal “abuso” do cinema: o mais ordinário e, por isso, possivelmente, o mais forte.

A dimensão textual (com suas especificidades linguísticas, comunicacionais, discursivas, ideológicas...) é quase sempre obliterada pelo abuso ilutrativo do cinema. Para enfrentar, desconstruir e propor, convidamos você a publicar suas reflexões no dossiê “(Ab)usos do cinema em história”, a ser publicado na próxima edição da Revista de História da UEG.

Em caso de aceite, seguem as normas para o depósito do texto (até 16 de junho de 2013).

Atenciosamente,

Professor Euzebio Fernandes de Carvalho (Universidade Estadual de Goiás)
Conselho Editorial e Editor do dossiê.

Diretrizes para Autores 

A revista abre espaço para publicação de trabalhos inéditos nas diversas áreas da história e áreas afins (geografia, antropologia, ciências sociais, etc) em diferentes enfoques teóricos e metodológicos. Os textos encaminhados para avaliação e publicação devem ser redigidos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, com no máximo 03 autores. Os textos devem estar salvos em formato Microsoft Word. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho (em duas línguas), nome(s) do(s) autor (es), último grau acadêmico, instituição que trabalha (am) e contato (os) de e-mail. A extensão do texto poderá ter de 10 a 25 páginas, para artigos e até 10 páginas para notas e resenhas, em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas. O texto deve ser acompanhado de resumos (em duas línguas) com o máximo de 200 palavras seguido das palavras-chave e key words, palabras clave ou most-clés. Sugere-se o número de 3 a 4 palavras chaves, atentando-se para o conteúdo do texto. Abaixo dos Títulos deverão ser inseridas as informações sobre a afiliação de todos os autores (Por extenso e de forma completa): nome, instituição, estado, cidade e país de origem As referências deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a NBR 6023 da ABNT (agosto de 2002).

Condições para submissão


Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. URLs para as referências foram informadas quando possível. O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Declaração de Direito Autoral 

Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Política de Privacidade Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário