sábado, 2 de fevereiro de 2013

Como utilizar filmes "históricos" nas aulas de história?

[segue a proposta de Prova Final para o curso de História Contemporânea da CAPES/PARFOR/UnEB-Barreiras]

Problema investigativo orientador da atividade: como utilizar o filme  O grande ditador (dir. Charles Chaplin, 1940) de temática histórica em sala de aula?

O texto deve ser de caráter dissertativo.

Deve estar estruturado em:
  1. Identificação do texto (título) e autor.
  2. introdução (apresente o tema, os objetivos e o problema a ser desenvolvido); 
  3. desenvolvimento (apresente os argumentos e informações que resolverão o problema, ou seja, a argumentação em si) e 
  4. conclusão reflexiva (em relação ao conteúdo, retome as principais ideias apresentadas ou produzidas no texto e em relação a experiência de feitura do trabalho, apresente suas potencialidades e limites)
  5. referências (em acordo com a ABNT NBR 6023/2002)

Atenção: o termo "desenvolvimento" não deve ser indicado no texto. Pode ser substituido por outro, ao gosto do autor.

No desenvolvimento do trabalho, o discente deve identificar claramente o documento utilizado (o filme em questão), citar (direta ou indiretamente) trechos e imagens, analisar as citações em relação ao problema investigativo.

O trabalho deve dialogar (favoravelmente ou não), no mínimo com os dois textos abordados em sala (presentes na apostila trabalhada no curso):

NAPOLITANO, Marcos. O cinema e a escola In ______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. Pp. 11-56;
NAPOLITANO, Marcos. Planejamento das atividades e procedimentos básicos In ______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. Pp. 79-102;


Normas para apresentação (formatação):
editor de texto word (office); fonte: Times New Roman ou Arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas: 1,5; tamanho da página: A4; margens: 3 cm (superior), 3 (esquerda), 2 (inferior) e 2 (direita); recuo de parágrafo 2 cm; tamanho em laudas: máximo quatro e mínimo duas.
Data para depósito: 16/02 (enviar o arquivo/trabalho para o e-mail euzebiocarvalho@gmail.com)